Páginas

sexta-feira, 6 de março de 2009

Por que comemorar dia internacional da mulher em 08/03?



O dia internacional da mulher é uma ótima oportunidade para refletir sobre a luta feminina para um mundo mais igual, com melhores condições de trabalho, respeito, justiça e claro vibrar com as vitórias já alcançadas.
Desde a revolução Francesa em 1789 o papel da mulher na sociedade vem ganhando aos poucos o seu destaque. Em meados do século XVIII, com a Revolução Industrial a inserção do trabalho feminino pelas indústrias, a fim de baratear os salários, marcou definitivamente a mulher na produção. Passando a ser obrigada a cumprir jornadas de até 17 horas de trabalho em condições insalubres e submetidas a espancamentos e humilhações, além de receber salários até 60% menores que os dos homens.
Manifestações importantes das operárias começaram a surgir na Europa e nos Estados Unidos tendo como meta principal diminuir a jornada de trabalho para 8 horas, e somente em 1819 a Inglaterra aprovou a lei que reduzia as horas trabalhadas para 12 ao dia.
No Dia 8 de março de 1857, as operárias têxteis de uma fábrica de Nova Iorque entraram em greve, ocupando a fábrica, para reivindicarem a redução de um horário de 17 horas por dia para 10 horas e tratamento digno para exercerem suas funções.
Estas trabalhadoras que, nas suas 17 horas, recebiam menos de um terço do salário dos homens, foram fechadas na fábrica onde, entretanto, se declarara um incêndio, e cerca de 130 mulheres morreram queimadas.
Porém, apenas no ano de 1910, durante uma conferência na Dinamarca, ficou decidido que o 8 de março passaria a ser o "Dia Internacional da Mulher", em homenagem as guerreiras que morreram na fábrica em 1857. E no ano de 1975, através de um decreto, a data foi oficializada pela ONU (Organização das Nações Unidas).
A cada nova geração, as mulheres se tornam mais independentes e fortes, jamais deixando de lado sua feminilidade nata e com isso obtendo novas conquistas!
Diante do exposto os homens também mudaram seu perfil tornando-se mais presentes e versáteis, ajudando suas esposas em casa, cuidando dos filhos e apoiando em suas metas profissionais.
*** 30/04 dia Nacional da Mulher
Fonte: Universo da Mulher e Imagens: Google

52 comentários:

  1. Essa data é muito importante e é preciso ser divulgada por todos.
    Sua postagem ficou ótima, no meu blog publiquei uma postagem sobre a diferença salarial entre homens e mulheres que ainda é muito grande.

    ResponderExcluir
  2. olá cris
    sublime teu comentario.
    para ti e para todas as mulheres hoje e sempre


    beijos.. do meu coraçao..

    braulio poeta do amor

    ResponderExcluir
  3. Oi Cris,
    Gostei do texto histórico da data! Ficou ótimo!
    Pode até soar estranho, mas não gosto de "datas" , o dia internacional da mulher é sim uma data importante, mas a igualdade da mulher existe, e não é querer "rasgar a história" e sim andar para frente, o que me faz não comemorar esse dia.
    Acho que nós mulheres, cresceremos mais e teremos mais igualdade o dia em que NÓS nos respeitarmos. Mulher, não confia em mulher, não respeita mulher e deveria fazer sua "mea culpa" se ainda hoje existe algum grau de desigualdade em relação aos homens. Enfim é a minha opinião.
    Beijos menina, bom final de semana!

    ResponderExcluir
  4. Oi Cris!

    Parabéns pelo post. É muito importante que essa data seja tratada com seriedade, como tu fizeste, já que ainda precisamos conquistar muito espaço. Nas camadas populares de sociedade, as mulheres sofrem muito com a violência doméstica, com a discriminação e abuso. Atualmente, além de dona do lar, muitas mulheres se tronaram provedoras das famílias, assumindo muitos papéis. Este é um dia para reflexão e para nos conscientizarmos que ainda temos muito o que conquistar.

    Abraços

    ResponderExcluir
  5. Cris,

    Nosso dia, né ?
    E também da "porção mulher" que há dentro de cada homem...

    Beijo carinhoso,

    Solange

    http://eucaliptosnajanela.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Tem surpresa pra você lá no Circo da Notícia!

    ResponderExcluir
  7. Oi Cristiane.
    Concordo que a cada geração as mulheres ampliam, com toda a justiça, o seu espaço na sociedade. É bom que assim seja.
    No entanto, só pra destoar um pouquinho do oba-oba generalizado que a data enseja (eu adoro discordar), registro que nem todas as mulheres fazem o que considero bom uso da justa e cada vez mais ampla liberdade de ser e estar no mundo. Me refiro especificamente à proliferação de mulheres melancias, morangos, abóboras e quetais, que se expõem nas tevês e revistas de forma vulgar. Na minha opinião, elas banalizam o sexo e as mulheres em geral (fico estarrecido vendo jovens - e nem tão jovens assim, inclusive apresentadores de televisão - referirem-se às mulheres como "cachorras". Não me entenda mal: nada contra a sensualidade, o sexo, a alegria, a dança, a a nudez. Agora, tudo contra a banalidade.
    Bem, você disse que 8 de Março era um bom momento para se refletir sobre a condição da mulher. Foi o que fiz, em nome da admiração que sinto pelas fêmas da espécie. Mulher merece carinho, desejo, paixão, amor e, sobretudo, respeito.
    Um beijo e um Dia da Mulher muito bonito pra você.
    (Já agradeci o selinho? De todo o modo faço-o agora: thanks. Você é uma menina muito gentil). Inté.

    ResponderExcluir
  8. Boa tarde, Cristiane,

    O selinho lá no Interlúdio é um carinho meu prá você. Gostaria que trouxesse ele pro seu Blog como sinal de nossa amizade e partilha virtual!

    Obrigada por seu comentário carinhoso!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. olha eu nunca disse isso pra ninguém..
    é assim...
    primeiro passo por um processo de inspiração...
    eu fico lendo e lendo e lendo...
    até que chega numa noite em que tudo que eu li está armazenado ...
    aí ocorre algum acontecimento na minha vida e eu vou escrever...
    quando eu escrevo procuro sempre estar com um dicionário pra tirar as duvidas..prq me veem umas palavras muito estranhas na mente que eu nem sei a origem skskoaksakaoska
    é só isso...
    eu escrevo e sai aquelas coisinhas lá
    sakoskaskoaks
    Bjim Criss ♥

    ResponderExcluir
  10. É sempre importante lembrar essa história!
    Feliz "nosso" dia pra vc!
    Abraços,
    Helen

    ResponderExcluir
  11. Parabéns por essa postagem e pelo nosso dia!!

    Mesmo sem termos muitos motivos para festejar, como já foi dito, é um momento de reflexão, e de avaliarmos as nossas conquistas.

    beijos,

    ResponderExcluir
  12. Olá! Passei por aqui para te desejar um feliz dia da Mulher.

    Beijinhos, Susana

    ResponderExcluir
  13. Muito bom seu texto. Mais uma vez!

    Feliz dia da mulher!

    ResponderExcluir
  14. Oi....eu amei seu blog, vou te seguir beeem de perto..rs....

    ahh...Felixx dia da Mulher, parabéns pelo seu dia..

    Bjoos e até mais...

    ResponderExcluir
  15. OI, Cris. Eu adoro ficar observando o meu caminho de ida e volta do trabalho. Sempre vejo coisas que passam despercebidas por todos.
    Que bom que gostou da minha iniciativa.
    Vou dar uma lida no material que vc falou.
    Amanha é o dia, né?
    Beijos

    ResponderExcluir
  16. Cristiane.

    Parabéns pelo seu dia.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  17. Cá estou a visitar. Dia da mulher é símbolo. Mulher é importante todos os dias. Voltarei com mais calma. Beijos.
    Jorge

    ResponderExcluir
  18. Cristiane, obrigada pelas palavras de carinho no meu blog, mas realmente o amor é enorme entre nós quatro, pois essa é uma delas. Vale tudo ser mãe. Feliz dia da Mulher e q vc consiga tudo q desejar , pois as aquarianas são uma força, tenho uma. Bjks

    ResponderExcluir
  19. Oi querida!!!

    Contagem regressiva para amanhã...

    tem remedinho para ansiedade aí??

    :D

    ResponderExcluir
  20. Cris,
    um beijinho pelo Dia da Mulher.

    Passe no meu Blog e leve aquele Bouquet :)

    ResponderExcluir
  21. oWWnn vc chora *_*

    eu já chegeui a chorar, mas não foi nada tão intenso assim...
    eu escrevo mais quando estou feliz porém também escrevo quando triste.
    os seus textos, com vc chorando ou não, são sempre ótimos !
    esta estre as favoritas ;)

    Bjim♥

    ResponderExcluir
  22. Cris,

    Que esse dia seja de reflexão, mas também de esperanças!

    Beijos prá ti!

    ResponderExcluir
  23. Parabéns por escrever o motivo real do dia internacional da mulher!!Vc já observou como a história destas mulheres corajosas não é divulgada?Que dificilmente neste dia se reflete sobre o papel da mulher na sociedade?
    Querem muitas vezes transformar a mulher ou em um objeto sexual ou numa mulher que vive para o trabalho e para ascensão social e profissional.Hoje comemoramos muitas conquistas mas precisamos agora encontrar o equilibrio entre a realização profissional,pessoal e familiar.Bjus e lindo texto!!

    ResponderExcluir
  24. Oi Cris! Meio atrasada, mas tive uns problemas de percurso...de qualquer modo, dia de lembrar pode ter sido ontem, mas somos mulheres o tempo todo ou pelo menos tentamos, às vezes é tanta atividade simultânea que a gente nem sabe mais o que fazer, concorda? Nesse ponto gostaria de ter o lado masculino mais aflorado para não se preocupar com 1001 coisas de uma só vez...haja fôlego! Muito bom o seu texto, aliás, a gente muitas vezes comemora e até esquece como a data surgiu lá atrás, valeu lembrar a importância dela. Bjins e até!

    ResponderExcluir
  25. Obrigada pela contribuição Catarino! já deixei comentários em seu blog também!

    beijoss

    ResponderExcluir
  26. Oi Braulio, poeta do amor!

    Meu coração se alegra com sua presença!

    beijos

    ResponderExcluir
  27. Oi Letícia!

    É isso aí menina coragem! bota a boca no trombone! que bom que você fala o que pensa e não esconde sua opinião! isso é ser mulher!

    beijosss

    ResponderExcluir
  28. Oi Solange!!!

    Isso mesmo tbém é dedicado a homens carinhosos e que sabem respeitar a mulher!!!

    bjs

    ResponderExcluir
  29. Oi Fernando!

    Obrigada, na próxima semana vou postar o selo com honras! muito obrigada
    beijos

    ResponderExcluir
  30. Oi Jens!

    Obrigada pelas visitas e comentários sempre! me alegro com tua presença!

    Você pegou o recado rs, era isso mesmo propor uma reflexão, e muitas mulheres hoje em dia não estão sabendo se valorizar, muitas acham que mostrar o corpo bonito até vulgarizando é dar valor a si, absurdo!!!
    abraços

    ResponderExcluir
  31. Oi Flor!

    Em sinal de nossa amizade, estarei pegando o selinho com certeza!

    Muito Obrigada!
    beijos

    ResponderExcluir
  32. Oi Mateus!

    Adorei saber sua forma de criação criativa e inteligente! é um pouco diferente da minha! já a descrevi em seu blog!

    beijossss

    ResponderExcluir
  33. Oi Ester!

    Ainda que falte muito a conquistar, que tenha muitas coisas a nos envergonhar também é preciso pararmos e agradecermos nossas conquistas para que possamos nos motivar a continuar!!

    beijos

    ResponderExcluir
  34. Obrigada pela lembrança Eduardo!!!

    bjos

    ResponderExcluir
  35. Joéliton!

    Obrigada pela lembrança e estou muito feliz com sua visita, pode acompanhar mesmo, também estou seguindo seu blog!

    bjos

    ResponderExcluir
  36. Oi Tatiana!

    Linda sua iniciativa! acho que vai gostar da proposta do wwf!

    bjosss

    ResponderExcluir
  37. Jorge!

    Obrigada por prestigiar meu blog! e pelo recado! concordo com vc!

    bjosss

    ResponderExcluir
  38. Obrigada Mariza!

    Que Deus abençõe essa união de vocês!
    Obrigada pela visita, volte sempre!

    bjos

    ResponderExcluir
  39. Ester querida!

    Agora podemos respirar aliviada né? a coletiva foi um verdadeiro sucessooooo!

    bjos

    ResponderExcluir
  40. Ellen!

    Adorei as flores! deixaram meu blog todo glamouroso!

    bjs

    ResponderExcluir
  41. Obrigada Mateus!

    Também adoro o que você escreve! vc coloca a alma nos seus versos!

    bjs

    ResponderExcluir
  42. Isso mesmo Dalva!

    Reflexão e esperança!

    bjos

    ResponderExcluir
  43. É Lis não é fácil a realidade das mulheres! Com tantas conquistas vieram também muitos "cargos" e agora fica dificil até, dar conta de tudo. Lar, negócios, vida particular!
    bjs

    ResponderExcluir
  44. Obrigada JÔ!

    Por prestigiar meu blog sempre, e fazer comentários tão enriquecedores!
    Somos mulheres todos os dias mesmo!!! por isso não está atrasada! rs
    bjo grande

    ResponderExcluir
  45. Oii Cris ...

    Adorei o texto ...
    Realmente é um dia mto importante, o mais importante do ano na minha opinião ...

    Bjoo♥

    P.S.: É meu aniversário !

    Marcii Knies
    marciane_knies@hotmail.com

    ResponderExcluir
  46. Olá Cristiane, venho informá-la que apropriei-me de seu texto, espero que isso não lhe seja desagradável. Eu queria trabalhar o dia da mulher com meus alunos, de séries fundamentais, disciplina de Português e gostei do seu texto. Respeitei direitos autorais e indiquei o seu blog a eles.
    Querendo entrar em contato para expressar concordância ou discordância, nesse caso eu lamento não ter pedido antes, meu e-mail é dreh_gomez@hotmail.com.

    Parabéns pelo texto!

    ResponderExcluir

Olá!
Obrigada por comentar! não esqueça de colocar seu nome e e-mail (caso não tenha blog) para contato, nem sempre consigo responder os comentários, mas com toda certeza leio todos com muito carinho.
Bjãozão da Cris!!!