Páginas

segunda-feira, 18 de maio de 2009

18 de Maio Coletiva em Defesa da Infância

Conforme a proposta do blog "Diga Não a Erotização Infantil" começa a coletiva que deve seguir até 25 de Maio, pois hoje é o dia Nacional de Combate ao Abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes.
Em minhas pesquisas sobre o assunto encontrei um reportagem a respeito de um estudo com adultos que foram abusados quando menores e mostra que as chances dessa pessoa ter uma depressão depois de adulta aumenta em 59% segue:
"As crianças que sofrem abusos são mais vulneráveis a sofrerem de depressão grave quando adultas, segundo alertou um estudo divulgado hoje.A probabilidade de que um menor sofra uma depressão quando crescer aumenta 59% se a criança esteve sujeita a abusos físicos. A porcentagem chega a 75% para menores que passam por vários tipos de maus-tratos.Os autores do estudo chegaram aos resultados após comparar 676 crianças que sofreram abusos ou foram maltratadas antes dos 11 anos com um grupo de 520 menores que foram bem tratados. Os cientistas verificaram seu desenvolvimento até a idade de 29 anos."Os resultados revelam que a depressão começou na infância para muitas das crianças", explica o estudo, liderado pela médica Cathy Spatz Widom, da Universidade John Jay.A conclusão "reforça a necessidade de intervir de forma precoce na vida das crianças que sofrem abuso e abandono, antes que os sintomas da depressão interfiram em outras áreas de seu desenvolvimento", afirma."
Segundo a pedagoga Ana Cristina Silva, coordenadora da Rede Criança de Combate à Violência Doméstica, organização que atua há dez anos em São Paulo, em parceria com a prefeitura e o governo federal, existe hoje uma estimativa que a cada 3 minutos uma criança sofre de abuso sexual, sendo que na sua maioria os pais biológicos são os agressores e agora os avós também.
Maiores agressores, por número de casos em atendimento nas unidades da Rede Criança nas zonas leste e sul de SP até 15/05/09:
1º – Pai
2º – Padastro
3º – Mãe
4º – Avô
5º -Avó
6º -Tio
7º – Desconhecidos
Diante de tanta covardia com nossas crianças não podemos ficar parados é preciso fazer alguma coisa! seja na ajuda da divulgação das informações, orientando crianças se você participa de alguma ong, grupo de igreja, associações, se você é professor fale com seus alunos, oriente os pais também sobre o assunto e claro Denuncie!

16 comentários:

  1. Também postei sobre a viloencia da criança.
    É preciso alertar para prevenir.

    Beijinho para si.

    ResponderExcluir
  2. Olá,
    Estamos te visitando para agradecer sua participação na Blogagem Coletiva "Em Defesa da Infância 2009"
    Mas não se esqueça do Dia 25 de Maio - Dia Internacional da Criança Desaparecida - Segunda parte da blogagem - Alerta Amber Brasil! :)
    Obrigada!
    Editoras do Blog Diga Não À Erotização Infantil
    http://diganaoaerotizacaoinfantil.wordpress.com/
    PS: Ótimo texto!!!

    ResponderExcluir
  3. Fiquei triste nao ter ter participado dessa blogagem, assunto mt serio esse.

    De fato, nao existe lugar seguro contra o abuso sexual infantil. Toda a atencao com seu filho pode ser pouca...

    vim pegar finalmente o meu selinho Cris, obrigada

    Um beijo grande

    ResponderExcluir
  4. Belo postado. Há muitas formas de viloência. Tenho postado sobre drogas: descrimeinalização e adiferença entre redução de danos e abstinência como políticas de tratamento.
    drogas e violência infantil são temas indissociáveis.

    digo Não!
    Não!
    Não! Contra todos os abusos.

    ResponderExcluir
  5. Oi Meus amigos queridos!

    Tenho lido e acompanhado todos os recados e provavelmente amanhã irei visitar os outros participantes dessa coletiva que é muito importante, também voltarei a responder os recados aqui no blog!
    *Desculpem, mas é a correria no trabalho!
    Bjos

    ResponderExcluir
  6. Olá Cristiane, o abuso às crianças é uma das piores chagas da sociedade, e, não há dúvida, os abusados levam uma marca terrível por toda a vida. Parabéns por participar desta blogagem.

    Ah, tem um selo/meme pra você no meu blog, espero que goste.

    ResponderExcluir
  7. Oie! Cris, já sabe porque não ingressei nessa blogagem, expliquei por e-mail, entretanto, também sei da importância do assunto e da necessidade da INFORMAÇÃO E DA PREVENÇÃO que toda sociedade precisa ter com nossos pequeninos indefesos. E o pior é saber que acontecem dentro do seio familiar a maior parte desses abusos, é inconcebível! Onde já se viu gerar um filho para destruir a vida dele desse modo? Nem animais são tão cruéis com suas crias...
    Post ótimo para alertar as pessoas desse compromisso com a infância! Bjins pra ti e até mais!

    ResponderExcluir
  8. Oi Cris,
    Bem legal sua mensagem. Infelizmente fiquei doente (ainda estou). Não tive como desenvolver o tema mas pretendo participar no dia 25.
    Bjs

    ResponderExcluir
  9. Cris não consegui postar na coletiva, pois estou tão ocupada que pouco fico na frente do pc! Mas esse assunto é muito importante... A violência contra a criança existe em vários lares e as vezes as crianças tem medo de denunciar ou de contar para os pais. É uma lástima que aconteça isso!
    Abraços menina, teu post está muito bom!
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Olá!

    Passei para fazer um convite. Criei um novo cantinho: www.docematemática.blogspot.com, pois adoro matemática e acho que ela é desvalorizada nas séries iniciais. Este blog nasceu com o intuito de repensar a educação matemática nas séries iniciais, propondo uma matemática lúdica, prazerosa, instigadora. Quero provar que a matemática não precisa ter o gosto amargo da opressão e da nota zero. A matemática pode ser doce!

    Espero sua visita!

    Abraços, Michelle

    ResponderExcluir
  11. Cris,
    Excelente iniciativa, esse assunto me entristece muito. Pior ainda quando é o próprio pai que abusa da criança, tem que ser muito doente pra fazer isso.
    Ah, vou te linkar, posso?
    Bjos,
    Paulinha

    ResponderExcluir
  12. Olá Cristiane ótimo post, soube desta blogagem através de você e participei com muito prazer, pois precisamos trabalhar juntos para combater este mal que tem que ser erradicado o mais rápido possível, precisamos amar nossas crianças acima de todas as coisas, são preciosas, inocentes e puras. Como me dói isto tudo. Bjsss querida e fique com Deus!!!

    ResponderExcluir
  13. Selinho para vc, postado no Borboletas em 18/05/09.
    Espero q goste!!
    Bjssssssss

    ResponderExcluir
  14. É uma triste realidade, mas de modo algum podemos nos acostumar com isso. A denúncia e a informação são as nossas armas. Beijo e bom final de semana!!!

    ResponderExcluir
  15. Passando para agradecer a visita em meu blog.
    Maurizio

    ResponderExcluir
  16. Cristiane,muito bom o seu post. Também participei desta blogagem, escrevendo um texto da perspectiva da vítima. Acho o assunto seríssimo. Abraço!

    ResponderExcluir

Olá!
Obrigada por comentar! não esqueça de colocar seu nome e e-mail (caso não tenha blog) para contato, nem sempre consigo responder os comentários, mas com toda certeza leio todos com muito carinho.
Bjãozão da Cris!!!