Páginas

domingo, 5 de julho de 2009

Você incentiva seu filho a ler?


É comum encontrar pais questionando “Meu filho não lê o que devo fazer?”Mas, vamos pensar um pouco. Quantas vezes será que esse filho viu seu pai ler? De todas as regras que tem em casa, será que tem alguma “hora da leitura?”, Livros são caros?, Mas e os brinquedos também não são? Quando levamos crianças para passear no shopping será que paramos na livraria e sentamos com o filho no setor infantil para instigá-los a ler e apreciar?
Se a maioria de suas respostas foi não, espero que possamos refletir sobre o assunto. A leitura é a maneira mais fascinante e barata de viajar, conhecer novas culturas, novas pessoas, novas palavras entre muitas outras coisas além de que, não é segredo para ninguém que quem lê mais interpreta melhor. Lembro que quando era adolescente antes de ler um livro sempre me perguntava “O que me acrescentará este livro?” claro! Porque é absolutamente impossível ler um livro e ele não te acrescentar nada.Não adianta obrigar o filho a ler, a leitura tem que ser prazerosa, o que nós podemos fazer é incentivar a leitura, mostrando o quanto ela é importante e quais os benefícios que traz e o exemplo sempre ensinou mais que as palavras, se o filho vê os pais lendo naturalmente sentirá vontade de ler também. É importante deixar claro que gostar de ler não significa gostar de ler de tudo, na escola precisamos ler alguns livros e textos que não nos agrada muito, mas é necessário para adquirirmos outros conhecimentos.Não existe uma idade certa para começar a ler, antes das crianças aprenderem as primeiras palavras eles leem os livros através das figuras e inventam suas próprias histórias. Os pequenos adoram ouvir histórias também, na hora de ler um livro para eles é importante prestar atenção na entonação da voz, mostrar as figuras do livro, transmitir entusiasmo, falar a verdade ah! Isso é muito importante, ás vezes não lemos o livro antes e o fim pode não ser o esperado não adianta mudar o final leia conforme o livro, pois a criança percebe se você está mudando a história e sempre pare de ler antes de acabar a vontade de ouvir da criança, deixe um gostinho de quero mais!

* Muitos poderão pensar e até comentar que existem famílias que não leem e seus filhos gostam de ler, em minha família mesmo, meus pais não liam nada e eu sou fascinada pela leitura antes mesmo de entrar na escola. Mas, muitas pessoas precisam de incentivo para tal tarefa, e é sempre bom incentivar a criança à leitura que é o melhor caminho para o desenvolvimento dos pequenos.
Cris Marino
Imagem: google.

20 comentários:

  1. Pais leitores formam filhos leitores... Isso deveria ser regra! Sabe Cris, lendo teu texto me lembro de quando fui apresentada em casa aos livros, me deram uma oleção do monteiro lobato que ainda está na estante da minha mãe.
    Sempre gostei de ler e meu filho e meus enteados também... Os presentes deles são na maioria das vezes livros... Eles adoram e já ensaiam escrever também.
    Os pais para cobrar a atitude de ler um livro dos filhos deve ler também... Senão não tem como.
    Beijos menina, ótimo texto

    ResponderExcluir
  2. Cristiane,

    Gosto de ler desde sempre, ou seja, desde que aprendi a ler. Meus pais sempre me incentivaram, me dando o que tinham ao alcance para eu ler, e creio que todos os pais deveriam fazer o mesmo. Alguns podem até dizer que livros são caros (e os infantis muitas vezes são) mas me lembro como foi maravilhoso aprender a ler com a Turma da Mônica e os personagens Disney, revistas que hojem saem por volta de R$3,00, ou seja, não custa caro fazer de um filho um leitor, e o "investimento", quase que certamente, trará bons retornos.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Adorei o tema abordado...tudo que podermos fazer para que se expanda a leitura no cotidiano dos nossos pequenos(os jovens e os grandes tb estão dentro) é valioso..é de extrema importancia...é disso que nossos jovens hoje estão carecendo..se entregar mais a leitura...ao encontro de mundos diferentes.....para que as vezes traga para o seu a magia...o amor...a esperança..que hoje esta tão desbotada na nossa historia de vida real...

    Sim que a leitura entre pelas janelas das casas,apartamentos, cabanas, escolas, carros, parques...

    Ademerson novais de Andrade

    ResponderExcluir
  4. Olá linda realmente o texto abordado é muito interessante aqui em casa por exemplo eu e o marido adoramos ler a minha filha tb gosta muito, agora o meu filho nem sei mais o que faço, quando era mais novinho levava na livraria comigo pra ver se começava a interessar, eu comprava gibi pra incentivar, lia muito com ele, mas depois que pegou seus 16 anos nunca mais teve muita paciencia com leitura, mas outro dia ele me perguntou se eu tinha lido o livro anjos e demonios e disse que sim e que era muito bom mesmo, ele está lendo, espero que com esse livro ele passe a ler mais um pouco.
    beijinhos e uma linda semana

    ResponderExcluir
  5. Adorei o tema, pois é de extrema importancia o incentivo a leitura, principalmente aos pequenos.
    Embora eu ame leitura desde sempre, aqui em casa é uma luta, meu filho não lê nem gibi e te juro que não é por falta de incentivo. Mas não vou desistir continuarei incentivando e tenho certeza que uma hora hora ele vai se interessar.
    Beijos e uma linda semana!!!

    ResponderExcluir
  6. Claro que incentivo. E vê os pais a ler. E leio-lhe histórias.
    Ah! E tem 4 anos o meu filhote!

    ResponderExcluir
  7. Acho importantíssimo esse post que você fez. Desde criança, minha mãe comprava livrinhos para mim, os pais tem que incentivar os filhos. Comprar livros com temas que os mesmos se interessem e o mais importante não pode ser uma leitura obrigatória mas prazerosa, não por cobrança mas por livre e espontanea vontade!!! Adorei o tema do post, vou pensar em fazer um assim lá no blog...

    Boa semana pra vc...bjs!!!

    ResponderExcluir
  8. minha querida..

    estou de volta em barcelona..

    lindo tema amamos a as letras ..

    fomentamos a leitura ..

    beijaozao querida amiga


    braulio..

    ResponderExcluir
  9. Olá, Cristiane. Tudo bem? Sou a Cecília e trabalho na Edelman, que é a agência de comunicação da Jorge Zahar Editor. Excelente o seu post. O estímulo à leitura deve ser feito desde a infância, como você explicitou. A Zahar tem uma série de clássicos transpostos para quadrinhos,como 'A cartomante', justamente para estimular a leitura dos pequenos.
    Um abraço e parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
  10. Sabe Cris, desde pequena eu fui incentivada a ler, e por isso a minha paixão por livros, rs.... Ler para mim é viajar, é dar asas a imaginação e seguir vários rumos! :)
    Eu não tenho filhos, mas sempre incentivos as minhas crianças (sobrinhos e afilhados) a ler! Presenteio com livros, revistinha em quadrinhos, e vários joguinhos que despertam a leitura... Adultos e crianças precisam de incentivo!
    Beeijos

    ResponderExcluir
  11. Cris,

    eu sou dessas pessoas que na família ninguem lê. Mas com o passar dos anos, fui gostando mais e mais de ler... Hoje vivo com um livro debaixo do braço.

    Muito bom esse seu texto.

    Espero que possamos um dia incentivar mais pessoas a ler.

    Bjs

    ResponderExcluir
  12. Cris,
    o grande segredo,pra acalmar crianças com certeza é a leitura,em conta gotas,com música o efeito e rápido,na fase de alfabetização a criança já está habituada a leitura,com certeza sera um adulto cuja a leitura fara parte de sua vida.
    Saudades
    Mari

    ResponderExcluir
  13. Olá! interessantíssimo post! Leitura começa de berço, embora há excessões. Não conhecia o seu site, aproveito para convidá-la a visitar o "Café Colombo - o seu programa de livros e ideias" (www.cafecolombo.com.br) com entrevistas sobre literatura e indicações de livros. Quem sabe um pai não se instigue para recomendar aos filhos. :)

    ResponderExcluir
  14. Fico feliz em te ver de volta . Sempre com ótimos posts. Uma boa noite pra vc.
    Maurizio

    ResponderExcluir
  15. Olá, Cristiane,
    Tudo bem?

    Se hoje sou apaixonado pela leitura, agradeço a meus pais, pois sempre os via lendo. Além disso, eles sempre me incentivaram à prática da leitura, não de uma forma impositiva, mas demonstrando que ler é fruição, é prazer.

    Aproveito a oportunidade para dizer que voltei a blogar. Quando você tiver oportunidade, visite meu blog, ok?

    Abraço e que Deus a abençoe.

    ResponderExcluir
  16. Oi, Cris!
    Não tenho filhos ainda, mas qdo tiver essa é uma coisa que eu vou incentivar muito. Muitas pessoas já nascem com o gosto pela leitura, mas outras recisam ser incentivadas e nada melhor que o exemlo dos pais.
    Ótimo post!
    Bjos,
    Paulinha

    ResponderExcluir
  17. Oi Cris! :-)
    A criança tem mais facilidade de absorver o conhecimento de um livro do que a gente mesmo que ja está com as ideias poluidas pelo mundo.
    Incrível como elas conseguem sentir o que o autor está passando com maior nitidez. cresci lendo gibise os discquinhos da disney que eu acompanhava com um livrinho que vinha junto. As histórias fluem magnificamente. Histórias infantis fazem a gente sonhar e a criar. Um dia nos tornamos contadores de histórias. E contamos a nossa... de uma forma como contos de fadas ou de vampiros como quiser. :-)
    já escrevi contos para crianças. "A aguia" "a lenda do sol" são as mais conhecidas.
    Escreva sempre Cris adoro seus textos. :-)
    dri

    ResponderExcluir
  18. Olá Cris!
    Eu incentivo os meus filhotes a ler. Acho muito importante esses momentos de leitura, pois ajudam a descobrir outros mundos mágicos, desenvolvem a criatividade à volta das histórias e acima de tudo a sua capacidade de raciocínio e de linguagem. Por alguma razão eles adoram ir à livraria e trazer os livros todos que lá estão...

    Bjs Susana

    ResponderExcluir
  19. Bem, eu ainda não tenho filhos, mas espero que quando os tiver possa os incentivar a ler...

    Fique com Deus, menina Cris Marino.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  20. eu gosto de ler mais revistas

    ResponderExcluir

Olá!
Obrigada por comentar! não esqueça de colocar seu nome e e-mail (caso não tenha blog) para contato, nem sempre consigo responder os comentários, mas com toda certeza leio todos com muito carinho.
Bjãozão da Cris!!!