Páginas

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

15 teorias que você vai ouvir sobre a saúde de seu filho!


Janeiro foi um mês cheio de novidades, o blog completou 1 ano, e eu completei 26 anos!!!acho que isso merece um post especial né!!! vou pensar sobre isso.
Estou já com 33 semanas de gestação e segundo a previsão da médica rs, Gabi chegará no dia 22/03/2010.
Abaixo uma matéria bacana sobre o assunto do momento!!!

"Listamos algumas observações que toda mãe sempre escuta quando seu filho nasce. Da próxima vez que alguém insistir, você já sabe o que responder.

O bebê deve dormir de bruços, certo?

Crianças gordinhas são mais saudáveis.
Sorvete no inverno? Nem pensar.
Você provavelmente deve ter escutado essas e outras observações quando seu filho nasceu. Mas os anos passam e os hábitos mudam. Baseando-se em evidências e pesquisas científicas, os pediatras concluíram que muitos daqueles conselhos dados por nossas avós, mães, sogras e tias não fazem mais sentido. A seguir, listamos alguns deles.

1. DESCASCO TODAS AS FRUTAS?
Um cuidado exagerado que pode ser deixado para trás. A partir dos 9 meses, não há risco de a criança se engasgar. Além disso, algumas cascas são fontes de fibras e vitaminas. Mas não se esqueça de lavar bem as frutas com uma escovinha e água corrente e, se possível, prefira as orgânicas, produzidas sem agrotóxicos.

2. É PRECISO MESMO ESTERILIZAR?
Sim, os cuidados com a higiene são mais rigorosos hoje em dia. Por isso, ao menos até os 6 meses de idade, é necessário esterilizar os utensílios do bebê, como mamadeiras e chupetas. Mas, desde que a água seja de procedência confiável, não é necessário fervê-la para o banho.

3. O COSTUME DA PAPA LÍQUIDA
O antigo hábito de bater os legumes da papinha no liquidificador deve ser esquecido. O motivo é que, ao mastigar os alimentos, o bebê estimula os músculos da face, essenciais para o desenvolvimento da fala e da deglutição. Além disso, as papas líquidas têm menos fibras. O melhor jeito de preparar a refeição é amassar os alimentos com garfo ou socador e, se for o caso, passá-los na peneira em seguida.

4. O BEBÊ DEVE DORMIR DE BRUÇOS
Não mesmo! Hoje, a Sociedade Brasileira de Pediatria aconselha colocar o bebê de costas. Não se preocupe: ele não vai engasgar, a tendência é que a cabecinha caia naturalmente para o lado. Caso regurgite com frequência, o pediatra pode sugerir que ele durma com a cabeça elevada.

5. QUANTO MAIS TALCO, MELHOR...
O clássico de Gilberto Gil, gravado nos anos 1980, brinca: “minha alma cheira a talco, como bumbum de bebê”. Mas as crianças do século XXI já não usam mais o antigo cosmético. Quando a mãe passa o talco no bebê, produz-se uma névoa que tende a ser inalada pela criança, e que pode causar problemas respiratórios e alérgicos. Portanto, fique longe do produto para o bem do seu pequeno.

6. BEBÊ GORDO É FORTE!
Crianças gordinhas sempre foram sinônimo de saúde. Não mais. A obesidade infantil é um problema que cresce a cada ano – e que muitos pais não enxergam com a gravidade que deveriam. Por isso, desde a infância, é importante manter bons hábitos alimentares e evitar o sedentarismo.

7. NO CHÃO, NÃO!
Foi-se o tempo em que os bebês ficavam só no berço, enroladinhos em suas mantas. A partir do 3º mês, eles podem ficar sobre superfícies macias, como colchas e edredons, no chão. Nessa posição, brinquedos suspensos sobre a criança são um ótimo estímulo.

8. CONTRA TOSSE: XAROPE
Tossir é um jeito natural de o corpo eliminar secreções. Em vez de usar mucolíticos (que ajudam a dissolver o catarro), aposte na água, em forma de líquidos e inalação com soro fisiológico. O tapinha nas costas, conhecido como tapotagem, também ajuda a expulsar o muco.

9. PÉS TORTOS? BOTAS NELES!
Outro artigo que caiu em desuso foi o fatídico par de botas ortopédicas. A ortopedia moderna entende que o melhor remédio para corrigir os pés é o tempo. Em geral, o problema desaparece até os sete anos. Caso contrário, existem palmilhas especiais que dão conta do recado.

10. ATENÇÃO À FIMOSE
Este é outro item que gera polêmica entre mães e avós. O prepúcio (pele sobre a glande do pênis) tende a descolar naturalmente. Por isso, não há necessidade de forçá-lo a abrir, como se acreditava antes. Se isso não ocorrer naturalmente até os dois anos, recomenda-se uma cirurgia (conhecida popularmente como circuncisão).

11. MOEDA PARA BAIXAR UMBIGO
A simpatia consiste em colocar uma moeda sobre o coto umbilical e depois enfaixar a cintura do bebê, um recurso incômodo e que não resolve o problema. Vale lembrar que a hérnia nessa região é natural e desaparece espontaneamente. Caso não aconteça, uma pequena cirurgia pode ser indicada pelo pediatra.

12. AS VACINAS SÃO SEGURAS?
Sim, elas estão cada vez mais seguras. Graças à evolução da medicina, elas hoje também previnem uma grande variedade de doenças. Ainda assim, o tema envolve teorias infundadas. Vacinar não é só um ato de amor mas também de responsabilidade, com o seu filho e com toda a sociedade, já que você colabora para evitar a disseminação de doenças.

13. SORVETE NO INVERNO?
As mães antigas juravam que a delícia faz mal na estação do frio. Mas não há evidências científicas que confirmem tal teoria. Na verdade, o sorvete até alivia a dor de garganta em alguns casos.

14. ESCOVA DE DENTES SÓ MAIS TARDE...
É consenso que a higiene bucal deve começar antes mesmo de os primeiros dentinhos despontarem. Após as mamadas, limpe as gengivas e a língua com uma gaze umedecida. Depois, pode usar uma dedeira e, futuramente, a escova infantil.

15. RECEITAS DA VOVÓ?
Aqui, abrimos uma exceção: há boas e sábias receitas dos tempos da vovó. Canja de galinha para curar o resfriado, suco de ameixa contra prisão de ventre e compressa com álcool para baixar a febre são exemplos que ganharam o aval da medicina. Ainda assim, antes de aplicar os truques, consulte o pediatra. É a união da experiência dos médicos com o instinto dos pais que garante uma infância saudável, hoje e sempre.

NÓS CRIAMOS VOCÊS ASSIM!
Quando a mãe quer uma coisa e as avós sugerem outra diferente, alguns conflitos podem começar com essa frase. O que fazer?
Os especialistas ressaltam que só vale discutir se o motivo for prejudicar a criança. É importante tentar ouvir o que as mães mais experientes têm a dizer. Em muitos casos, as dicas são realmente úteis. Uma boa estratégia é levar as avós na consulta ao pediatra. Além de permitir que elas se atualizem e esclareçam dúvidas importantes com o médico, o recurso serve para aproximar as gerações e deixar as mães mais tranquilas. À medida que as crianças crescem, mesmo que as mães não sigam os antigos conselhos de família, as avós começam a interferir menos. E o que dizer da clássica permissividade das vovós, que adoram derrubar as regras colocadas pelos pais? Até isso pode ser tolerado se acontecer apenas na casa delas. O importante é que o vínculo familiar não seja ameaçado por picuinhas e futilidades. Não é justo nem com a avó nem com a criança."

Fontes: Eduardo Troster, pediatra do Hospital Israelita Albert Einstein; Peter Abram Liquornik, pediatra, membro do Departamento Científico de Pediatria Ambulatorial da Sociedade Brasileira de Pediatria; Tania Shimoda, pediatra do PS do Instituto da Criança da Universidade de São Paulo.
Fontes: Roberta Palermo, terapeuta familiar, e Marcelo Reibscheid, pediatra do Hospital e Maternidade São Luiz.

Blog: A caçula da Família Copati Colin
Fonte da Imagem: Arquivo do Studio Matos.

7 comentários:

  1. Cris,

    Parabéns pelo duplo aniversário :)

    Quanto as teorias, a um tempo atrás foi veiculada uma campanha da Pastoral da Criança com o slogan "Este Lado para Cima" que tratava justamente disto: que o ideal era por os bebês para dormirem de barriga para cima. Acho que capanhas como estas são extremamente úteis pois informam a população - quem nunca dexiou seu bebê dormir de ruços para acalmar a cólica???

    Finalizando - já falei demais - um grande abraço, e que tudo corra bem!

    ResponderExcluir
  2. olá Cristiane

    felicidades doce momento a ternura
    de ser mâe
    o meu coraçao lhe deseja suave e doce
    alunbramento. o céu vai sorrir.

    abraço!!

    ResponderExcluir
  3. Espero que a tua gravidez seja tranquila e resulte na tua melhor felicidade, sei que estou falando obvio, mas façao pre natal tudo certinho, ok?

    Fique com Deus, menina Cristiane Marino.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  4. Cris, quantos bons conselhos!
    Fico contente por você tê-los encontrado e vários deles já segui e sigo. Aprender é algo constante, realmente, vários conselhos são válidos ainda, outros já mudaram radicalmente a forma com que educamos nossos filhos. Bons pais estão sempre querendo saber e descobrir mais! Isso é amor!
    Parabéns pelo blog que completou 1 aninho e pelos 26 anos de uma vida cheia de história para contar!
    Tudo de bom nesses últimos meses aconteceu! Outras novidades agradáveis hão de fazer parte de seus posts daqui por diante, veja que blogar (no nosso caso, em especial) tem a ver com nossa postura diante da vida, diante da rotina, né? O blog faz parte de nós e nós dele! Gosto muito de compartilhar as boas coisas que a vida oferece sempre! Aqui o tempo não só passa, o tempo desabrocha em flor! Muitas já foram plantadas e colhidas nesse jardim! Deus abençoe mais e mais, que possa continuar blogando e sendo feliz por aqui!
    Bjins e fique na Paz (que ansiedade até o mês que vem, hein?rs).

    ResponderExcluir
  5. Olá Cris!!!
    Já faz um tempão que não passo por aqui.
    Nossa!! olha soh o barrigão...
    Parabéns pelo aniversário (atrasado), e que a Gabi lhe traga muito mais alegria do que já vem trazendo.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  6. Mas bah, Cristiane.
    Esse blog já está com cheiro de nêne.
    Desejo um boa hora para a chegada da Gaby, que traga felicidades para sua jovem família.
    Abração.

    ResponderExcluir
  7. Crissssss..como ta a gravidez gatona???
    =****
    tudo de bom viu!

    ResponderExcluir

Olá!
Obrigada por comentar! não esqueça de colocar seu nome e e-mail (caso não tenha blog) para contato, nem sempre consigo responder os comentários, mas com toda certeza leio todos com muito carinho.
Bjãozão da Cris!!!