Páginas

sábado, 17 de janeiro de 2009

MEU FILHO NÃO LÊ. E AGORA?

É comum encontrar pais questionando “Meu filho não lê o que devo fazer?”
Mas, vamos pensar um pouco. Quantas vezes será que esse filho viu seu pai ler? De todas as regras que tem em casa, será que tem alguma “hora da leitura?”, Livros são caros?, Mas e os brinquedos também não são? Quando levamos crianças para passear no shopping será que paramos na livraria e sentamos com o filho no setor infantil para instigá-los a ler e apreciar?
Se a maioria de suas respostas foi não, espero que possamos refletir sobre o assunto. A leitura é a maneira mais fascinante e barata de viajar, conhecer novas culturas, novas pessoas, novas palavras entre muitas outras coisas além de que, não é segredo para ninguém que quem lê mais interpreta melhor. Lembro que quando era adolescente antes de ler um livro sempre me perguntava “O que me acrescentará este livro?” claro! Porque é absolutamente impossível ler um livro e ele não te acrescentar nada.
Não adianta obrigar o filho a ler, a leitura tem que ser prazerosa, o que nós podemos fazer é incentivar a leitura, mostrando o quanto ela é importante e quais os benefícios que traz e o exemplo sempre ensinou mais que as palavras, se o filho vê os pais lendo naturalmente sentirá vontade de ler também. É importante deixar claro que gostar de ler não significa gostar de ler de tudo, na escola precisamos ler alguns livros e textos que não nos agrada muito, mas é necessário para adquirirmos outros conhecimentos.
Não existe uma idade certa para começar a ler, antes das crianças aprenderem as primeiras palavras eles leem os livros através das figuras e inventam suas próprias histórias. Os pequenos adoram ouvir histórias também, na hora de ler um livro para eles é importante prestar atenção na entonação da voz, mostrar as figuras do livro, transmitir entusiasmo, falar a verdade ah! Isso é muito importante, ás vezes não lemos o livro antes e o fim pode não ser o esperado não adianta mudar o final leia conforme o livro pois a criança percebe se você está mudando a história e sempre pare de ler antes de acabar a vontade de ouvir da criança, deixe um gostinho de quero mais!
Há uns dois meses estava assistindo o jornal e vi uma notícia sobre a “Postoteca”, (numa cidade que não lembro o nome) a comunidade decidiu montar uma biblioteca no posto de saúde, todos os livros da biblioteca foram doados e os organizadores são voluntários os moradores do bairro depois de cadastrados podem até emprestar os livros para lerem em casa. Um depoimento me emocionou, a mãe dizia que em casa não tinha tempo de sentar e ler para o filho, mas, ali enquanto aguardava ela lia, e o filhinho de 5 anos disse “cada página que minha mãe vai virando eu vou ficando mais emocionado!” Pensa? com 5 aninhos ele disse que se emocionava com a leitura! Não é fofo?
Boas leituras a todos!!!
CRISTIANE MARINO

Fonte das Imagens: 1ª lerparacrescer.com.br 2ª http://www.rbe.min-edu.pt/ 3ª coisasdavidaa.blogspot.com 4ª quiosquedasletras.blogs.sapo.pt

3 comentários:

  1. Saramago, uma vez, disse para espanto de todos e ódio de alguns, a seguinte frase, com a qual eu concordo: literatura não é para qualquer um, para todos, é para alguns.
    Sim, pois ler, juntar uma letra com outra, ler uma notícia de jornal, um talão de cheques, é para todos, mas literatura não. E não há fórmulas. Uma ve, em uma palestra, eu disse exatamente o que você começa dizendo: e você lê?
    Mas isso também não quer dizer muita coisa, tanto que numa mesma casa, numa mesma família, filhos saem com destinos diferentes em relação 'a leitura. Um dos grandes equívocos é achar que o fato de ler quando criança pavimenta a leitura futura. Não. Conheço vários adultos que só lêem literatura infantil.
    Então, é difícil. Mas, apesar de certamente o audiovisual estar diminuindo o número de leitores, o livro vai continuar a viver pra sempre, com muitos leitores também.

    ResponderExcluir
  2. Muito interessante seu comentário Angela, Obrigada.
    Concordo que apreciar a literatura realmente não é para qualquer um. E ler quando criança também não significa ser um exímio leitor no futuro. Ajuda muito o incentivo da leitura desde pequeno. Algumas pessoas sozinhas pegam o gosto pela leitura e se descobrem verdadeiros leitores, outras já precisam de um incentivo. Em minha casa, ninguém gostava de ler, acabei tomando gosto pela leitura na escola mesmo quando tive que comprar o primeiro livro infantil rs era da moranguinho me deliciei e desde então não parei mais.
    bjs

    ResponderExcluir
  3. tenho dificuldade em ensinar meu filho a ler.oque faço?neruza@hotmail.com

    ResponderExcluir

Olá!
Obrigada por comentar! não esqueça de colocar seu nome e e-mail (caso não tenha blog) para contato, nem sempre consigo responder os comentários, mas com toda certeza leio todos com muito carinho.
Bjãozão da Cris!!!