Páginas

domingo, 30 de agosto de 2009

Como alcançar a paz interior?


Por que será que é tão difícil pararmos de nos preocupar com aquilo que não podemos controlar?
Algumas coisas em nossas vidas estão ao nosso controle e outras não.
Se conseguíssemos entender isso alcançaríamos a paz interior e acho que seríamos mais felizes.
Segundo Epicteto, sob nosso controle estão as nossas opiniões, aspirações, desejos e as coisas que nos causam repulsa ou nos desagradam. Estão sob nosso controle porque dependem de nossa influência diretamente.
Fora do nosso controle estão nosso tipo de corpo, se nascemos ricos, a maneira como somos vistos pelos outros ou qual a nossa posição na sociedade entre outros. Tentar controlar o que não podemos só nos traz aflição e angústia.
Ás vezes nos magoamos com tanta facilidade, mas isso só acontece porque deixamos, as pessoas não têm poder sobre nós, mas nós temos. Conheço alguém muito especial é feliz e bem resolvido, quando algo o abala se permite alguns momentos de tristeza mas, logo depois já volta ficar feliz e esquece ou vai resolver o problema dependendo do caso.
Precisamos aprender a gastar nossas energias com as coisas que realmente podemos controlar, para não sermos frustrados, ansiosos e infelizes.
Não é tarefa fácil, eu mesma tenho muita dificuldade, me “pré ocupo” com as coisas e fico magoada com muita facilidade e depois é difícil esquecer, mas estou tentando relaxar, tentando aprender essa arte incrível. Acredito que todos nós podemos aprender!!!

Texto inspirado no livro: A arte de Viver de Epicteto com o texto “Saiba distinguir entre o que você pode controlar e o que não pode”.

Cris Marino.
Imagem: Google.

12 comentários:

  1. Cris, linda mensagem! Bela sacudida na ignorância interior...rs, eu mesma já me perguntei muitas vezes: Por que assim? Por que assado? Por que não do meu jeitinho?rs
    Morrerei e tudo ficará, praticamente, igual, o mundo seguirá seu curso...só terei acumulado coisas ruins aqui dentro e perderei tempo com ninharias. Oras, temos que otimizá-lo, temos que encontrar uma fórmula de viver com leveza (acaso essa pessoa que conhece pode passar a dela?hehe!). A simplicidade é algo tão resolutivo, mas, a subestimamos deveras, preferimos sentir pena de nós mesmos, acusar os outros pela nossa infelicidade e por aí vai...
    Ótimos livro e texto que inspiraram teu post. Obrigada por compartilhá-los! Bjins e até mais!

    ResponderExcluir
  2. Tudo bem, Cristiane?

    Eu não conhecia esse livro, mas sempre costumo dizer que gastamos energia mental nos preocupamos com coisas que não dependem de nós resolver.

    Nosso foco deverá estar naquilo que podemos fazer, ainda que seja difícil, conseguiremos.

    Abraços e uma ótima semana.

    ResponderExcluir
  3. Penso que damos importância em demasia a nós mesmos, se nos posionassemos mais em função dos outros as coisas seriam diferentes, o nosso humor pode mudar para melhor se alguém nos elogia mas se ao contrario nos criticam ficamos tristes por vezes mesmo irados, tudo isto acontece pelos nossos egos e pela importância que achamos ter, se cultivarmos mais a paciencia o amor e o perdão vai ser mais facil encontrarmos esse estado de espírito que falas.
    beijinhos

    ResponderExcluir
  4. Cristiane, ando afastada da leitura dos bons blogs de minha lista por conta da escrita do meu livro. Seu texto ficou muito bom, se pensássemos mais no que realmente podemos mudar e deixássemos o mais de lado, seria perfeito!

    abraço

    ResponderExcluir
  5. Cris,

    Uma das coisas que mais gstaria de ter é auto-controle. Gostaria de ser mais isento de alguns pensamentos que me podam, como por exemplo o famoso "o que os outros vão pensar?". Não e fácil viver tentando mudar o que não depende de nós, estou tentando mudar a mim mesmo com relação a esse assunto, espero obter bons resultados.

    Adorei o post, muito bem escrito, sensível sem ser melodramático.

    Abraços e boa semana.

    ResponderExcluir
  6. Cristiane, eu tenho uma profunda tendência a sofrer com a opinião alheia, quero sempre contentar os outros, mas estou aprendendo, a duras penas, contentar-me. Isto, claro, tem provocado algumas rupturas, por vezes, dolorosas. Mas, como escreves, precisamos aprender esta arte e eu não tenho dúvidas: ela nos fará melhor!
    Parabéns pela inspiração do post. abçs :)

    ResponderExcluir
  7. Mas bah, Cris.
    Tenho minha receita; faço tudo que esta ao meu alcance para resolver meus problemas, e faço rápido, não costumo deixar para amanhã, feito isso, o que está fora do meu alcance, a Deus pertense...

    ResponderExcluir
  8. Oi Cristiane, boa noite!
    Deixei um presentinho pra vc lá no meu blog

    Beijos

    Paulo Ka

    ResponderExcluir
  9. Cris,
    te confesso que não li esse livro, mas fiquei bem interessada! Eu já sou da opinião que não devemos tentar mudar o que não conseguimos... O negócio é ter jogo de cintura kkkkkk
    Beijos menina

    ResponderExcluir
  10. Vir aqui sempre um prazer....é me enriquecer sempre interiormente.....refletir....fico sempre feliz por visitar seu cantinho...tão acolhedor...

    Ademerson Novais de Andrade

    ResponderExcluir
  11. belo texto. concordo que a gente não deve deixar as pessoas decidirem como a gente deve se sentir.

    gostei do seu blog! vou te seguir!
    quando puder, visite o figura220!

    ResponderExcluir
  12. Oi Cris!
    Belo texto e reflexão. Já fui muito assim, hoje, talvez devido a idade e as experiências de vida, sou mais light com tudo. Quando tentava controlar tudo me estressava, me irritava, de decepcionava com todos e com tudo.
    Hoje, prefiro aguardar os acontecimentos.
    as não pense que é fácil não. De vez em quando tenho recaídas. Normal né?
    Bjs

    ResponderExcluir

Olá!
Obrigada por comentar! não esqueça de colocar seu nome e e-mail (caso não tenha blog) para contato, nem sempre consigo responder os comentários, mas com toda certeza leio todos com muito carinho.
Bjãozão da Cris!!!