Páginas

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Meu bebê não dorme. O que fazer?



Aqui em casa o soninho da Gabi é nosso calcanhar de aquiles, quantas vezes já me senti uma mãe incompetente por me sentir incapaz de fazer minha filha dormir cedo e longas horas seguidas. Mesmo que todo o resto estava super bem, quando me questionavam sobre o sono da Gabi eu queria me enfiar num buraco. As pessoas me davam dicas e eu lia artigos na internet de como melhorar as noites de sono, eu ficava entusiasmada para seguir e era uma frustração pior que a outra. A Gabi nunca foi de dormir maravilhosamente bem mas quando era recém-nascida tinha uma rotina de sono mais agradável, dormia 4 horas seguidas, acordava e mamava, trocava fralda e dormia mais 3 horas seguidas, e durante o dia soneca no meio da tarde de 2 horas.
Mas, aos poucos o sono dela foi ficando cada vez mais descontrolado, teve noites de ir dormir ás 04 da manhã e era sempre muito chororô a hora de dormir, dela e meu, eu estava cada dia mais estressada e cansada com isso, e durante o dia não conseguia fazer nada, ela não dormia, aliás até dormia mas apenas no colo, bastava encostá-la na cama e acordava. E eu me sentia pior quando as pessoas diziam coisas como “isso não está certo bebê ficar no peito dia inteiro, tem que dar limite”, “você fica embalando seu bebê para dormir, fica dando colo, está errado”.
Meu desespero ficou ainda maior quando ela começou a solicitar o peito a noite toda, isso aos 3 meses (hoje ela tem 7) eu não podia deitar, colocava almofadas nas costas e embaixo dos braços para poder cochilar um pouco enquanto minha pequena dormia no peito. Nessa época encontrei a comunidade do orkut dirigida pela Dra. Andréia entitulada “Soluções para noites sem choro”, lá tive compreensão e apoio, além de muita informação. Me senti aliviada em saber que poderia dar o peito e colo ao meu bebê com tranqüilidade que não estragaria meu anjinho. É claro que nem tudo pude seguir a risca, pois no começo quando eu tentava seguir exatamente como a comunidade pregava eu continuava sofrendo e provocando sofrimento ao meu bebê. Eu sei que bebezinhos precisam dormir cedo, pois o hormônio do crescimento precisa de escuro e que o neném esteja dormindo para atuar e mais que o seu pico é às 21 horas. Quando parei de ouvir mais os outros que meu próprio bebê percebi que ela tinha uma rotina ainda que não fosse uma “rotina modelo”, Gabi dorme tarde e acorda tarde, mas faz as 10 horas de sono noturna necessárias para idade dela. Tira sonecas durante o dia, tem dias que no colo em outros não, quando faz os cochilos no colo aproveito esse tempo para muitas coisas: ler, assistir tv ou curtir minha gatinha tão fofa, afinal essa fase passa muito rápido né? E a noite...nos rendemos a cama familiar em 95% das noites, tem semana que ela dorme bem no próprio bercinho lá no quartinho dela, mas aí eu é que não durmo. Nós colocamos um divã encostado na cama (foto abaixo) e fizemos uma caminha para ela, adormece no meu colo ou deitada do lado e depois a coloco na caminha, tem dias que faz 3 horas seguidas, outros duas e assim vamos seguindo.
Nossa filha é muito serelepe então cuido para que brinque bastante e gaste suas energias durante o dia para que queira brincar menos a noite.
Para nossa família o que resolveu: parar de ouvir os outros e prestar mais atenção a minha bebê e nossa rotina familiar, aderir cama compartilhada e ultimamente nem chororô tem mais na hora de dormir e por último cuidar para que gaste bastante energia durante o dia.

Em fevereiro de 2006 o UNICEF lançou uma cartilha incentivando pais a dormirem juntos com seus lactentes. Façam download aqui.


Nas próximas semanas trarei posts sobre: os benefícios da cama compartilhada, picos de crescimento, salto de desenvolvimento, mais sobre sono dos bebês...


Fotos do meu arquivo pessoal.

9 comentários:

  1. Adorei o seu blog.
    Muitas vezes esquecemo-nos de ouvir o nosso bebé e só damos importância ao que nos dizem. Mas o nosso bebé é que sabe o que quer como se sente bem, não é verdade? E com a convivência com ele vamos acabando por perceber o que é melhor para ele. Mesmo que por vezes seja difícil, noites mal dormidas tornam-se muito cansativas e perdemos por vezes a paciência. Mas temos que ser fortes... e organizar o nosso dia de forma a descansar também.
    Ninguém disse que a maternidade era um mar de rosas :)

    ResponderExcluir
  2. Cristiane, cada criança é uma. Nunca tive problemas de sono com Ernesto. Ele sempre dormiu superbem. Qdo fez 8 meses eu tive que tirar a mamadeira noturna pq ele se incomodava ao ser acordado para mamar , vc acredita? E assim ia das 21h direto até às 7h sem acordar. Nunca dormiu na minha cama, até pq acho que isso acaba com a privacidade do casal. Mas cada familia tem uma necessidade e se a sua solução foi esta, vc é quem sabe o que deve ser feito. As mães sabem o que é melhor para os filhos pq só elas conhecem seus bebês intimamente.
    Beijo e felciidades para vcs. Estou com um blog sobre maternidade agora, tb. www.maeetudoigual.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oie, "cumadi"!(rs)
    Pois é, cada família uma experiência e mil histórias pra contar. A gente sempre espera o melhor dos nossos pequenos, porém, a realidade mostra muitos desafios e crescemos com isso, mesmo com todo estresse e cansaço que no começo é grande para todas as mamães, até para as que têm crianças que dormem bem não se livram de outras preocupações, afinal, "não só de sono vivem mamãe e bebê", né?kkk!
    Tive minhas noites mal dormidas também, testei várias dicas, ouvi muita bobagem como você, mas, nada dura pra sempre e, nesse sentido, é bom saber disso...ufa! Coisas maravilhosas vão acontecendo junto dessa fase ruim e os pais não podem se entregar nem perder o momento, nossos babies são muito mais que noites de sono bem dormidas somente, concorda? São tantas alegrias e descobertas que devemos agradecer a Deus pela saúde, pelo bom desenvolvimento em outras áreas e tudo isso vai ficar como lembranças apenas.
    Bjokas na linda da dinda! Fiquem na paz. ;)

    ResponderExcluir
  4. Parabéns Cristiane, sua filha é uma graça!!
    E pode ter certeza que vou aparecer para conferir seus posts, estou pensando em engravidar ainda este ano e já vou me adiantando nas informações!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Olá Cris!!! Obrigada pela sua visitinha no blog, sei que para você está um pouquinho complicado para acessar a net, bebe, casa,etc...eu nunca dei muito ouvido a essas coisas que bebe no colo fica manhoso, que isso e aquilo, blá...blá...a Samara tb era um bebe dificil para dormir, mas eu acabei entrando no ritmo da baixinha, a hora que ela dormia eu dormia tb, assim eu não ficava tão cansada, aproveita muito meu anjo o seu bebe, passa rápido sim, os meus bebes hoje estão com 20 e 16 anos...rs. Tenho muita saudades de bebe em casa...quanto ao peito a Samara por não chupar bico, meu anjo ela só dormia no peito como se estivesse mamando, mas ja não tinha leite para isso, e tinha dia que eu me stressava, e tentei dar bico, mas não aceitou, mamava na mamadeira mas para ela dormir o bico era o peito, como já não aguentava mais um dia peguei a baixinha chupando dedo, eu pensei meu Deus e agora, o bico a gente tira mas o dedo, olha eu chupou dedo até os 12 anos...mas é muito gostosos, aproveite a sua Gabi, faça sim tudo que vc puder por ela, mima...beija...agarra...pois passa tão rápido que a gente nem vê.

    Adorei em saber que o meu blog ajudou a trazer visitnha aqui no seu...

    beijos para vc e de um beijão na Gabi

    ResponderExcluir
  6. meu bebe tem 3 meses e nao dorme a noite toda acorda varias vezes na noite muito agitado mim ajude.monica .moneyalves@gmail.com

    ResponderExcluir
  7. Oi cris
    Tb tenho uma bebe, chamada olivia, que agora ela esta com 4 meses. Eu passo pelo mesmo que vc e lendo sua estória parece que vejo a minha. Olivia tb dorme tarde, pouco dorme durante o dia, nao me deixa fazer nada, mas contando o sono da noite e os cochilos do dia ela tb faz as horas necessárias. Ela gosta de dormir no colo tb e claro gosta da nossa cama. Nao vai sempre mas se ela nao consegue dormir fazemos isso nossa solução. Ela quer sentir meu calor e entendo, sofri muito e ainda sofro para me acostumar a rotina dela, mas entendemos que um dia ela entra na nossa. O coitado do meu marido ate sai da cama as vezes para dar lugar a ela. No tempo certo ela encontra o canto dela e nos da sossego. Ela ainda mama e creio que isso cria uma certa dependência a mim, quando nao estou por perto ela se agonia. Me conforma saber que nao estou só, e que nosso bebe e muito especial do jeitinho dela. Ela foi muito querida e passei por 2 abortos para te-la, além do mais tenho uma filha 15 e ela se sentia muito só. Enfim, curto muito ela e ate deixei o trabalho para me dedicar a minha olivia e tb a minha Gabi. Obrigada pelo depoimento, me vez ver que nosso bebe êh quem sabe melhor rsrsrsrsrs. Bjos Ana

    ResponderExcluir
  8. Oi cris
    Quando li sua estória pensei comigo, e a minha estória tb, passo tudo igual. Minha olivia esta com 4 meses e tb faz o mesmo que a sua bebe. Me desesperava no começo mas aos poucos fui me acostumando e agora e mais fácil entender que ela êh assim energética e que amo ela assim mesmo. Bom saber que nao estou só.
    Obrigada e bjo

    ResponderExcluir
  9. Voltei!!!! Agora como mãe de uma linda menina, agora com 4 meses!!! Também sofri muito com noites mal dormidas, mas agora estou me acostumando!! Também fiquei doida de ouvir tanta opinião e dica...Passo o dia inteiro ao lado da minha filha, dorme no colo, brinca do meu lado e por aí vai!! Ainda sonho com uma noite inteira de sono...rs
    Como andam as coisas hoje em dia?!

    Beijos!

    ResponderExcluir

Olá!
Obrigada por comentar! não esqueça de colocar seu nome e e-mail (caso não tenha blog) para contato, nem sempre consigo responder os comentários, mas com toda certeza leio todos com muito carinho.
Bjãozão da Cris!!!