Páginas

sábado, 24 de janeiro de 2009

Síndrome de burnout em professores: identificação, tratamento e prevenção.

Stresse prolongado vivenciado por profissionais que cuidam de outras pessoas, a exemplo do médico, assistente social, psicólogo e o professor, entre outros. O termo quer dizer “Combustão completa”. A gíria “burnout” é utilizada na Inglaterra desde 1940, mas foi nos EUA, em 1973 que o dr Freudemberg realizou primeiros estudos sobre o fenêmeno que é marcado por três dimensões: a) esgotamento emocional, b) despersonalização e c) baixa realização pessoal.
Chafic acredita que o ensino de qualidade só é possível com professores gozando qualidade de vida e, por isso, há mais de quatro anos realiza palestras sobre ânimo nas escolas públicas do DF. Desde início de 2007 criou e ministra a palestra Síndrome de burnout em professores: identificação, tratamento e prevenção. Chafic lançou e publicou a única cartilha sobre o tema, disponível para download na internet. Recentemente lançou o DVD da Palestra que será comercializado a R$29,00. Abaixo está disponibilizado video explicativo, sendo um dos mais assistidos sobre Burnout no Youtube. Você pode acessar os materiais citados no link abaixo e, também, solicitar a palestra em DVD ou ao vivo em sua escola, inclusive com aplicação de questionário com score indicativo da Síndrome.


http://cursoschafic.com/combate_a_burnout.html

10 comentários:

  1. OLA, TUDO BEM? SO ESTUDANTE DE ENGENHARIA DE SEGURANÇA DO TRABALHO, ESTOU NO OITAVO PERIODO E MINHA MONOGRAFIA SERA SOBRE A SINDROME DE BURNOUT EM PROFESSORES. GOSTARIA DE SABER SE HÁ POSSIBILIDADE DE ME ENVIAR SUGESTOES, INFORMAÇOES GERAL E DE LIVROS.
    OBRIGADA PELA AJUDA.
    anflaviagp@uai.com.br

    ResponderExcluir
  2. Caríssima Cris, estou fazendo uma monografia que tem como tema a sindrome de Burnout nos professores do GDF, e gostaria de sua ajuda no sentido de adquirir livros de apoio, suas pesquisas, bem como o questionário MBI-ES. Desde já agradeço. Nilton (nmfreitas@ig.com.br)

    ResponderExcluir
  3. Oi para todos,
    Sou professora a 18 anos e desde outubro de 2008 estou de licença saúde! Tive uma crise bombastica e os médicos dizem que é depressão, sindrome do pánico, etc. Através de um jornal da APEOESP que citou a sindrome de Burnout cheguei a conclusão que é isso que me atinge não só profissionalmente mas minha vida particular tb! Sinto que estou vegetando...olha para frente e não vejo estrada alguma! Espero que através do DVD e palestas da Cris encontre o motivo para levantar todos os dias. (tanya.rosa@ig.com.br)

    ResponderExcluir
  4. Pessoal!

    Respondi os recadinhos por e-mail, porém o da Anna Flávia sempre volta.

    Os outros amigos respondi por e-mail. Gostaria de lembrá-los que o projeto sobre a síndrome de Burnout é de Chafic Jbeili.
    www.chafic.com.br

    Obrigada
    Cris

    ResponderExcluir
  5. Olá, Cris! Quero te parabenizar pela matéria e desde já agradecer-lhe por ter esclarecido, de forma tão agradável, este tão importante assunto, ampliando minha visão e (c/ os pés mto no chão) fazendo com que eu mudasse meu tema de monografia. Realmente, "o ensino de qualidade só é possível, c/ professores saudáveis e VIVENDO a vida com qualidade", ou seja; de nada adiantaria defender outros temas q não passariam de utopias,infelismente, se na realidade o que está faltando é saúde e satisfação no trabalho. Amei! Parabéns e sucesso em todas as áreas de sua vida. Bjbj.

    ResponderExcluir
  6. CORREÇÃO DO EMAIL
    DE
    anflaviagp@uai.com.br
    PARA
    anaflaviagp@uai.com.br

    22 DE MARÇO DE 2009 18:21

    ResponderExcluir
  7. OI! meu nome e Regina estou cursando Direito e meu projeto e sobre a síndrome de Burnout e estou pertida.Me ajude.Quero provar q a nexo técnico epidemiológico e reconhecer como acidente de trabalho e não auxilio doença como os médicos na grande maioria o faz.reginaaz@terra.com.br.Obrigada!

    ResponderExcluir
  8. Por gentileza, poderia me indicar livros que falem sobre a Burnout em professores.
    Agradeço a atenção!

    ResponderExcluir
  9. olá, gostaria de receber o questionário MBIES, já q farei meu tcc sobre a síndrome de brunout. obrigado desde já!
    Diego Favarin
    diegotudo@hotmail.com

    ResponderExcluir
  10. Olá Pessoal,

    Eu apenas comentei o assunto por achá-lo interessente e muito importante, mas o autor é o professor Chafic Jbeili http://pt.scribd.com/doc/3017297/Cartilha-Burnout-Chafic-Jbeili

    Abraços

    Cris Marino

    ResponderExcluir

Olá!
Obrigada por comentar! não esqueça de colocar seu nome e e-mail (caso não tenha blog) para contato, nem sempre consigo responder os comentários, mas com toda certeza leio todos com muito carinho.
Bjãozão da Cris!!!