Páginas

sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Ambiente mais acolhedor na pré-escola

Nos tempos em que trabalhei com pré-escola lembro-me de uma preocupação de todo começo de ano “como deixar a sala de aula mais acolhedora?”
É uma tarefa difícil, lidamos com as diversidades o tempo todo e deixar uma sala de aula acolhedora para todos os alunos é um desafio. Procurávamos criar um ambiente aconchegante com um espaço para rodinhas, brincadeiras com jogos e dramatizações.
Ter cantinhos de arte, da contação de história, da ciência entre outros ajuda muito as crianças a se socializarem. No Cantinho da história vale toda a criatividade da professora e das crianças como um tapete ou um baú mágico. Dá até para integrar os cantinhos, como: propor as crianças no momento das artes decorarem do jeito deles o espaço da história, uma sugestão é cortar retalhos de pano em pedaços iguais para que as crianças façam desenhos com tinta, depois a professora cuida da confecção de almofadas com os retalhos elaborados pelas crianças para deixar o momento da leitura ainda mais confortável e gostoso, pode também produzir quadros para colocar nas paredes com aquelas bandejas de frios descartáveis, enfeites com garrafas plásticas e tubinhos de papel higiênico dão bons resultados também.
É bom ter em sala colchonetes a disposição para as crianças que gostam de tirar um cochilinho no final da tarde. Cores claras e alegres devem formar o estilo da salinha.
A maioria dos professores tem que enfrentar a escassez de recursos em suas escolas, então vamos aproveitar a criatividade da criançada produzindo nossos próprios recursos com materiais descartáveis.

20 comentários:

  1. quem me dera ter assim uma professora como tu cris eu nao sei se conseguia tirar um cochilinho.

    meus parabens cris

    um beijo

    ResponderExcluir
  2. Cristiane,

    Sou professor, mas trabalho com adolescentes e adultos. Porém, em qualquer nível escolar, o aluno deve, realmente, ser recebido de uma forma acolhedora.

    Todo início de ano letivo, aplico dinâmicas de socialização e sensibilização para que haja o "quebra-gelo" entre os alunos que não se conhecem.

    Entretanto, durante o ano todo esse tipo de iniciativa é necessária para que a sala de aula não fique algo monótono.

    Parabéns pelo texto.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Olá Braulio!

    É muito querido mesmo né? rs.

    Obrigada por comentar.

    bjs

    ResponderExcluir
  4. Olá Valdeir!

    Que bacana você trabalha com adolescentes?
    Eu gosto de dinâmicas, fiz um curso só de dinâmicas de grupo.
    Acho muito interessante professores que usam dinâmicas em sala de aula tanto para quebrar o gelo no começo, ajudando os alunos a se interarem, como durante o ano que acaba servindo em alguns momentos de sessões de relaxamento também. Que bacana! Parabéns Valdeir.

    ResponderExcluir
  5. sabe, essa parte das crianças ajudarem na confecção é super importante. Fiz muito disso em uma escola que estagiei e deu super certo.
    fiz muitos projetos lá e implantei tb, deu super certo.

    ResponderExcluir
  6. Olá Livia!

    As crianças adoram por a mão na massa, são muito criativas e nos ensinam coisas realmente importantes!
    é maravilhoso trabalhar com elas!
    bjs

    ResponderExcluir
  7. Tb já traalhei com isso, sou pedagoga de formação, e acho isso tudo uma delícia!
    Abraço,
    Helen

    ResponderExcluir
  8. Que bom saber que existem pessoas (ainda mais na área da educação) preocupadas com o bem estar alheio. Quando posso, apareço aqui para renovar as minhas esperanças de que ainda há muito gente lutando contra essa maré de "falsa democracia" em que vivemos.

    um abraço

    ResponderExcluir
  9. muito bom teu blog. Um oposto total ao meu.
    Mas gostei daqui.
    Tenha um feliz final de semana.
    Maurizio

    ResponderExcluir
  10. Parabéns a esta classe profissional :)
    e um beijinho para si em especial.

    ellen

    ResponderExcluir
  11. Oi Helen!

    É verdade é mesmo uma delícia a gente cansa mas, no fim compensa tudo!

    bjokas

    ResponderExcluir
  12. Oi Rômulo!

    Este ano não estou dando aula. Ano passado era psicopedagoga numa escola e ás vezes substituia algum professor. Me preocupo com o bem estar dessas crianças, sei que como professores somos muito importantes para eles!
    grande beijo

    ResponderExcluir
  13. Olá Maurizio!

    Eu gostei do seu blog desde a 1ª vez que o visitei, e fiquei me perguntando como você podia gostar do meu blog sendo tão diferente, sei lá podia achar careta. Achei bacana você comentar sobre isso.
    Eu adoro visitá-lo, porque encontro originalidade, sentimentos verdadeiros, qualidade e imagens bem escolhida. Você tem muito talento para escrita, nos toca com sua poesia!
    Um beijo
    Cris

    ResponderExcluir
  14. Oi Ellen!

    Obrigada, professores quando encaram a profissão com orgulho e não apenas como sacerdócio são admiráveis!

    bjs

    ResponderExcluir
  15. Amiga Cristiane Marino, concordo em parte, eu também acho que a criatividade é fundamental nesta hora, tanto para os professores, quanto para os alunos. Porém, não devemos nos esquecer, que as verbas destinadas para a Educação por intermédio do governo federal são bilionárias. Ter que usar a criatividade por que o dinheiro não chega nas escolas, não é a melhor alternativa. Se o aluno da escola privada tem direito, o da escola pública também. Temos, de estar conscientes das verbas existentes e cobrar dos responsáveis.
    Só assim teremos uma educação de qualidade.

    Abraços - Mangarosa

    ResponderExcluir
  16. Oi Mangarosa

    Arrasou com o comentário! Você foi muito sábio em lembrar de algo tão importante, e como isso nos passa sem que sequer lutemos para conseguir. Sua contribuição foi excelente, realmente devemos ensinar as crianças a usar materiais reciclados em prol de vários motivos importantes mas, não apenas por falta de materiais e sim inspirar tanto nossas crianças como colegas de trabalho a lutar por aquilo que é nosso por direito.
    Obrigada pela sua participação, é sempre um prazer tê-lo aqui!
    beijos

    ResponderExcluir
  17. Cuidar da criançada deve ser difícil, eles tem sempre que estar fazendo alguma coisa, e o seu jeito de dar aula era muito bom, principalmente porque trabalhava com coisas que simplesmente iriam ser jogadas fora.
    Enfim...
    Ótimo post! =)

    ResponderExcluir
  18. Olá André!

    Não é mesmo fácil não rs!
    Eu sempre procurava fazer algumas coisas que prendesse a atenção deles e que pudessem marcá-los positivamente!

    bjs

    ResponderExcluir
  19. E bota criatividade nisso! E como é complicado ter que fazer acontecer as coisas quando se tem quase nada de material e ser cobrado por um resultado que mal sabemos como vai ser feito. Mas mesmo assim, vale o desafio, né?

    ResponderExcluir
  20. Oi Marcelo!

    Vale o desafio sim! o bem que podemos fazer a essa criança se refletirá inclusive em nosso futuro!

    bjs

    ResponderExcluir

Olá!
Obrigada por comentar! não esqueça de colocar seu nome e e-mail (caso não tenha blog) para contato, nem sempre consigo responder os comentários, mas com toda certeza leio todos com muito carinho.
Bjãozão da Cris!!!