Páginas

terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

DIA DA INTERNET SEGURA - CAMPANHA 2009


Vamos fazer o uso responsável da internet
A cada dia é mais freqüente o acesso de crianças e jovens na internet fazendo uso de chat, MSN, Orkut, blog entre outros. Ao mesmo tempo que essa tecnologia traz inúmeros benefícios é imprescindível o cuidado de pais e educadores quanto aos seus aspectos negativos. Os menores possuem uma ingenuidade e curiosidade características da idade, que podem os levar a navegar por caminhos não tão seguros, desde sites que expõem conteúdos impróprios até as conversas on-line.
Pais e educadores devem observar:
Tempo de uso da internet em especial a noite;
Se desligam o computador, ou rapidamente mudam de página, quando os pais entram na sala ou no quarto;
Afastam-se da família;
Arquivam materiais impróprios para menores no computador.


Cuidados a tomar:
Participe com seu filho desse mundo virtual, motive-os a lhe mostrar seus sites favoritos;
Coloque o computador em local visível para os pais e familiares;
Utilize filtros que impeçam o acesso das crianças à páginas indesejadas;
Ensine-os a usar a internet de maneira responsável.

Instruções que devem dar aos filhos:
Não passar informações pessoais ou fotografias para pessoas que tenha conhecido na internet;
Não responder a mensagens insinuantes, obscenas, agressivas, ou de cunho sexual, que apareçam em publicidade eletrônica.
Não confiar no que um estranho diz quando se comunica através da Internet.

Em caso de suspeita de risco:
Converse com os seus filhos sobre suas desconfianças, explicando-lhes o motivo da sua preocupação. Informe-os do que são os aliciadores sexuais, e do perigo que constituem.
Verifique todo o tipo de acesso a comunicações eletrônicas on-line - salas de conversa [chat rooms], Fóruns [news], Mensageiros [Instant Mensseger] ou programas tipo P2P [Peer to Peer]que os seus filhos têm tido, assim como o seu correio eletrônico [e-mail]. Quase sempre os aliciadores entram em contacto com as suas possíveis vítimas nas salas de conversa. Depois de conhecerem um menor através do computador, continuam a se comunicar através de e-mails
Caso saiba de qualquer situação que se passe com outras crianças, denuncie imediatamente.

Como agir em caso de verificação de situação de risco:
Contacte a polícia
Mantenha o seu computador desligado para conservar qualquer evidência que a polícia possa utilizar. Não deve copiar nenhuma das imagens ou textos que apareçam no computador, a menos que a polícia lhe indique o que deve fazer.
Para saber mais acesse Seguranet
As imagens utilizadas neste post estão disponíveis no google imagens.
Sites Bacanas para crianças e jovens:

14 comentários:

  1. Ahh eu vou fazer o possível para meus filhos nao gostarem de computador qnd criancas. Vou deixar claro que brincar eh mais legal e essas coisas hehe. Mas qnd for inevitável, vou controlar os horários e sites.
    Tudo de bom o arquivo.
    Bjuss

    ResponderExcluir
  2. Oi Cris!! Poxa, legal vc ajudar a divulgar essa campanha!! Não sei se vc lembra mas tenho dois irmaos de 9 anos e eles gostam muito de jogar na internet principalmente a noite...Estarei prestando mais atenção!!

    Super Bjo!!!

    Naty

    ResponderExcluir
  3. Olá Cris...
    Adorei sei blog, estou nessa area da tecnologia a algum tempo e realmente é uma area fascinante principalmente se quem estiver do outro lado do monitor tiver meio metro de altura!!! rsrsrs Tenho filhos, sei bem como funciona. Mas na verdade, o que me chamou mais a atenção é que comecei essa semana a dar aulas para crianças de informatica e não imaginava tamanha a curiosidade delas e com isso, certamente virão os problemas com segurança na internet tão conhecidos, assim que li o seu blog na hora me atentei para isso. Parabenssssss mesmo!!!
    bjuss
    keli ishac
    keli_fernanda@hotmail.com

    ResponderExcluir
  4. Oi Criatiane!!!!
    Parabéns pelo blog, muito lindo e rico em conteúdo.
    Muito obrigada pela visita! Adicionei o teu blog aos meus favoritos e à minha lista de blogs.
    Abraços, Michelle

    ResponderExcluir
  5. Oi Cris! Ontem não deu para comentar, já sabe por quê, mas, como é um assunto que não se esgota e, certamente, as crianças estarão vindo para a frente do micro cada vez mais cedo (Lilo como exemplo...rsrs...), nunca é demais a gente ficar de olho, ainda mais com tanta pedofilia rondando a internet, cruzes! Deus nos livre e nos dê a sabedoria para bem usar das ferramentas que ela nos oferece, inclusive, lembrar de datas assim é uma das coisas que deixa seu blog melhor ainda e à frente da realidade. Ótimo falar disso. Parabéns mais uma vez, sempre se superando. Bjus e até!

    ResponderExcluir
  6. Oi Cristiane, parabéns pelo post, a internet é um instrumento que ultrapssa fronteiras, mas devemos sempre observar nossos passaportes.

    Em tempo: o site www.baixaki.com.br publicou também uma matéria bem interessante a respeito.

    abraço das letras
    Marcos Miorinni

    ResponderExcluir
  7. É isso aí Amanda!!!

    Não é necessário que você impeça seus pequenos de usufruirem da internet, mas que os oriente quanto ao tempo e o uso dela. Com certeza esforçada e dedicada do jeito que você é quando for mãe saberá a coisa certa a se fazer com seus filhos, tenho certeza que estará antenada a tudo o que acontece protegendo-os sem privar-lhes de coisas tão boas.
    Grande beijo da Cris

    ResponderExcluir
  8. Oi Natália!

    Eu lembro sim dos seus irmãos! é muito bom sim ficar atenta em como as crianças estão usando a internet para o próprio bem delas, isso tudo tem que ser feito de uma forma que eles não se sintam invadidos mas, cuidados ok!

    Um grande beijo
    Cris

    ResponderExcluir
  9. Oi Keli fico imensamente feliz em poder contribuir com seu trabalho.
    Eu bem sei do fascínio desses pequeninos com a vasta oferta que a internet nos traz, tenho um priminho fofo de 4 anos que se bobear já sabe mais que eu a respeito de internet, mas a mãe dele está sempre atenta selecionando o que ele pode ter acesso e mais do que isso explicando o porque não pode. Eu tenho certeza Keli que você saberá orientar essas crianças que foram confiadas em sua mão para esta matéria de forma magnífica, volte aqui para nos contar as suas descobertas com essas crianças, vai ser muito interessante!
    Grande beijo
    Cris

    ResponderExcluir
  10. Obrigada Michelle!

    Eu também gostei muito do seu blog.

    Parabéns
    Cris

    ResponderExcluir
  11. Obrigada Jô! minha leitora de carteirinha, fico muito contente com suas visitas e participações tão marcantes que faz aqui no meu blog deixando-o tão gracioso.
    Eu concordo com você, a internet traz muitos atrativos para as crianças e elas com sua inocência vão se adentrando cada vez mais nessa onda, por isso é tão importante nós adultos os ajudarmos a selecionar os conteúdos a que poderão ter acesso. Parabéns a você pela sua atitude com o Murilo sempre ali preocupada com o que ele está vendo, controlando o tempo e ainda deixando claro para ele os motivos de se fazer isso.
    Um grande beijo
    Cris

    ResponderExcluir
  12. Oi Marcos!

    Que prazer enorme tê-lo aqui!!
    Obrigada pela indicação do site, é muito importante que todos nós fiquemos atentos ao que rola na rede, nossas crianças têm se tornado cada vez mais vulneráveis aos problemas decorrentes do mal uso da internet. E esta ferramenta é maravilhosa com inúmeros benefícios, porém é importante o uso responsável!
    Bjos
    Cris

    ResponderExcluir
  13. Internet segura, pra mim isso é quase um pleonasmo. Mas tudo bem. Eu sempre fico pasma quando ouço falar que uma criança de sete anos ganhou um computador. Sou sincera dizer que não serviria para ser mãe, não iria permitir certas coisas ao meu filho. Não, ele não seria um alienigêna. Acho que algumas coisas apenas atrapalham o desenvolvimento psicológico de uma criança, enfim... Nós somos adultos, não é?Aff.
    Abraços meus

    Ps. Viva, estou eu a revirar o seu blog pelo avesso.

    ResponderExcluir
  14. Oi Lunna!

    Que maravilha sua visita, seus comentários fico muito feliz com sua presença!
    Internet segura infelizmente não existe mesmo, mas os pais e responsáveis podem tentar tornar a internet que os filhos usam mais seguros. Eu também quando tiver filhos quero cuidar muito bem e dar os limites para que meu filho não se envolva com coisas ruins!
    beijos

    ResponderExcluir

Olá!
Obrigada por comentar! não esqueça de colocar seu nome e e-mail (caso não tenha blog) para contato, nem sempre consigo responder os comentários, mas com toda certeza leio todos com muito carinho.
Bjãozão da Cris!!!