Páginas

sábado, 7 de fevereiro de 2009

Você sabe o que é desnutrição?



Muitas pessoas confundem o real significado da desnutrição, acreditando que quem está acima do peso não pode estar desnutrido. Engana-se! Nos dias de hoje é muito comum trocarmos nossas refeições por lanches rápidos, cheios de calorias e nada de nutrientes, estamos sempre culpando nossa falta de tempo para nos alimentarmos melhor não é?
A desnutrição pode ser causada por comer pouco ou comer demais.
As duas formas são causadas por um desequilíbrio entre a necessidade do corpo e a ingestão de nutrientes essenciais.
Precisamos nos preocupar com nossa alimentação, especialmente com as crianças que estão em fase de crescimento e adoram comer "bobagens".
Para uma boa qualidade de vida o ideal é termos uma alimentação completa e balanceada, em todas as nossas refeições precisamos ingerir carboidratos (50 a 60%), proteínas (20 a 25%), gorduras saudáveis (20 a 30%) e 300 g a 400 g de frutas, verduras e legumes, por dia.

Faça um teste simples, elaborado pela Academia Americana de Médicos de Família (Associação Dietética Americana e Conselho Americanos da Terceira Idade), analise seus pontos e veja como está seu estado nutricional:
A. Eu tenho uma doença ou uma condição que me faz mudar o tipo e a quantidade de alimento que costumava comer. Se for sim - Some 2 pontos

B. Eu faço menos de duas refeições completas por dia. (Não almoço ou não janto) Se for sim - Some 3 pontos.

C. Eu como poucas frutas ou vegetais ou leite e derivados - Se for sim - Some 2 pontos.

D. Eu bebo três ou mais doses de bebidas alcoólicas quase todos os dias. Se for sim - Some 2 pontos.

E. Eu tenho problemas com mastigação ou deglutição que dificultam a alimentação. Se for sim - Some 2 pontos.

F. Eu nem sempre tenho dinheiro suficiente para comprar a alimentação que necessito - Se for sim - Some 4 pontos.

G. Eu como sozinho na maioria das vezes - Se for sim - Some 1 ponto.

H. Eu tomo 3 ou mais medicamentos por dia - Se for sim - Some 1 ponto.

I. Mesmo sem desejar, eu perdi ou ganhei 4,5 Kg nos últimos 6 meses. Se for sim - Some 2 pontos.

J. Eu nem sempre me sinto disposto para fazer compras, cozinhar e/ou me alimentar. Se for sim - Some 2 pontos.

Se os seus pontos somados forem:

De 0 a 2 Pontos:
Excelente! Faça um novo teste em 6 meses.

De 3 a 5 Pontos:
Você apresenta um moderado risco para má nutrição. Veja o que o seu médico ou nutricionista pode fazer para melhorar os seus hábitos alimentares e estilo de vida. Faça um novo teste em 3 meses.

6 Pontos ou Mais:
Você apresenta um alto risco para má nutrição. Leve este teste na sua próxima consulta com seu médico ou nutricionista. Converse com ele sobre os problemas que você pode ter em função de seu estado nutricional atual. Peça ajuda para melhorar a sua alimentação.

Cristiane Marino

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!
Obrigada por comentar! não esqueça de colocar seu nome e e-mail (caso não tenha blog) para contato, nem sempre consigo responder os comentários, mas com toda certeza leio todos com muito carinho.
Bjãozão da Cris!!!